Os museus municipais de Santa Maria da Feira – Museu Convento dos Lóios e Museu do Papel Terras de Santa Maria vão abrir as portas até 31 de outubro, e desfrutar do espólio vai custar zero.
Entre sol, chuva e sol a verdade é que o verão tem andado incerto – ao contrário da nossa herança cultural: essa sim está gravada em pedra e recomenda-se.
A juntar ao fantástico manto histórico que cobre as Terras de Santa Maria, o Museu Convento dos Lóios e o Museu do Papel Terras de Santa Maria vão abrir gratuitamente até 31 de outubro.
Seguindo todas as normas de higiene e segurança da Direção-Geral da Saúde – está na altura de aproveitar um fim de semana ou as férias para (re)descobrir estas “janelas abertas” sobre a memória do território.
No coração de tantas antiguidades pode contar com várias novidades: audioguias em português, inglês e língua gestual portuguesa que o vão acompanhar durante a exposição – para uma visita mais imersiva.
Outra novidade é que ao longo das exposições, estão disponíveis quiosques com informação detalhada sobre não só a exposição, mas também sobre os diferentes objetos e peças de arte expostas.
Mesmo no Centro Histórico de Santa Maria da Feira, a cerca de 300 m do emblemático Castelo da Feira, ergue-se o Museu Convento dos Lóios, polo central da Rede Municipal de Museus de Santa Maria da Feira.
Aqui pode encontrar coleções de arqueologia, de história local e etnografia representativas da ocupação do território, desde a construção da sua história à tradição e costumes, que marcam a nossa identidade cultural.
Em Paços de Brandão, e instalado em duas antigas fábricas de papel do início do século XIX, o Museu do Papel Terras de Santa Maria é um Museu Industrial dedicado à história do fabrico do papel.
Um espaço fantástico, que recomendamos a sua visita energeticamente; com linhas rústicas, onde o cheiro de papel, a maquinaria e até a forma como a luz é utilizada para iluminar as várias estações de visita evocam os fantasmas de quem aí trabalhava.
Ambos os museus podem ser visitados, de acordo com o Plano de Contingência COVID-19 em vigor, de terça a sexta-feira, das 10:00h às 13:00h e das 14:00h às 17:00h; aos sábados e domingos, das 15:00h às 17:30h. A última entrada para visita ocorrerá até 30 minutos antes da hora de encerramento. A entrada é gratuita até ao dia 31 de outubro.
@DiariodaFeira
Faça o primeiro comentário a "Museu Convento dos Lóios e o Museu do Papel Terras de Santa Maria com borla até final de outubro"