Mais Imaginarius: Candidaturas até 31 de outubro

Mais Imaginarius: Candidaturas até 31 de outubro

O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua continua a dar espaço a artistas emergentes, nacionais e internacionais, que denotem vontade de mostrar as suas criações artísticas em espaço público, lançando, neste contexto, o Mais Imaginarius – concurso de criadores emergentes para o espaço público.

O período para apresentação das candidaturas está a decorrer até 31 de outubro.

O concurso internacional Mais Imaginarius abre, anualmente, o desafio a artistas para apresentação de propostas que abordem o espaço público nas suas mais diversas perceções, testando formatos e modelos, rumo à construção de novas identidades artísticas, num diálogo de criação artística contemporânea com o património cultural e natural de Santa Maria da Feira.

Esta secção do Imaginarius assume-se, portanto, como um espaço de experimentação artística no espaço público, permitindo a participação de diversas linguagens artísticas, dentro da programação oficial da 20.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Rua – Imaginarius, que irá decorrer entre 28 e 31 de maio de 2020, subordinado ao tema o(s) Mito(s).

Podem apresentar-se nesta competição internacional projetos criativos de artistas e companhias nacionais e internacionais, nas seguintes disciplinas artísticas: Teatro, Dança, Música, Circo, Performance, Instalação, Arte Digital, Arte Urbana e Multidisciplinar.

A diversidade, quantidade e qualidade dos projetos que têm sido apresentados a concurso no Mais Imaginarius, ao longo dos últimos anos, revelam a vontade dos artistas em ocupar o espaço público de Santa Maria da Feira e de se expressarem através de múltiplas linguagens, perspetivando-se também para este ano um elevado número de participantes e a elevada qualidade das candidaturas.

Das candidaturas apresentadas, vão ser selecionados 20 projetos que estarão a concurso na 20.ª edição do Festival Imaginarius, sendo nessa altura avaliados por um júri composto por elementos de reputação nacional e internacional, provenientes de instituições académicas, artísticas e culturais. Todos os participantes selecionados beneficiarão de uma bolsa de apoio para deslocações, alimentação, alojamento, apoio técnico e divulgação dos seus projetos nas redes do festival, bem como a possibilidade de participar e apresentar os seus trabalhos no Imaginarius PRO, marketplace direcionado a programadores e diretores artísticos.

O vencedor deste Concurso Internacional receberá um prémio monetário de 5 000 euros para apoiar a criação em residência artística a estrear na edição de 2021 do Imaginarius.

As candidaturas ao Mais Imaginarius deverão ser submetidas, até 31 de outubro, através do preenchimento do formulário disponível em www.imaginarius.pt.

Os resultados das 20 criações artísticas selecionadas para o Mais Imaginarius são divulgados até 30 de novembro.

@Noticias de Aveiro

Faça o primeiro comentário a "Mais Imaginarius: Candidaturas até 31 de outubro"

Comentar